Mascote estréia com alunos da Cirne Lima

  • Imprimir

O dia 24/03, ficará registrado pela equipe de educação ambiental e comunicação social da BR-448 como a estréia da mascote da Gestão Ambiental representado pelo personagem da ave João-de-barro nas atividades de sensibilização ambiental.

joo_1_para_site..........joo_site
João-de-barro foi destaque nas atividades, reforçando a sensibilização ambiental

A equipe realizou 10 palestras  divididas em cinco pela manhã e mais cinco à tarde, para um universo de 268 alunos da rede pública de Canoas, abrangendo todo o ensino fundamental da escola Municipal Dr. Ruy Cirne Lima. As ações incluíram hora do conto, com a história em quadrinhos tematizando sobre os cuidados ambientais da rodovia com alunos do 1º ao 3º anos, destacando  conhecimentos sobre  fauna e flora da região, dicas de cuidados no trânsito, uso racional da água e separação de lixo. No final da atividade é proposta a realização de um desenho sobre os assuntos apresentados no encontro. Os mesmos depois compõem um lindo painel que fica exposto na escola. A interação foi destaque e permitiu ampliar o olhar sobre as questões ambientais presentes no dia a dia das crianças.  Com o 4º e 5º ano, e em uma ação simultânea, são promovidas palestras em que é apresentada a obra, estruturas, segurança na obra e no trânsito, fauna e flora locais, entre outros.

De acordo com a equipe, a sensibilidade ambiental está bastante presente na realidade das crianças sinalizando para um futuro consciente com relação ao uso dos recursos naturais.

Antes da despedida da equipe, a mascote João-de-barro  faz a sua visita. Alegria, euforia e carinho marcam a passagem da mascote. Os alunos  cantam, dançam e posam para fotos, e na maior curiosidade querem abraçar o personagem. Na despedida se penduram nas janelas dos corredores para acenar.

Para a Relações Públicas Juliana Christmann, membro da equipe que veste o personagem do João-de-barro, é um momento muito gratificante e compensador, pois possibilita trabalhar com a espontaneidade e o carinho característicos da infância.

Todas as atividades tiveram o acompanhamento da coordenadora pedagógica da escola que definiu as ações como muito proveitosas. “Já trabalhamos com isso, e a maioria dos alunos mora no entorno, assim, eles irão levar naturalmente esta consciência para os pais. É uma obra do Governo Federal necessária, e ao mesmo tempo tem todo este cuidado que também é necessário. A equipe está de parabéns, trabalhou com descontração, direção e criatividade”, acrescenta Lenice Jung Gossling.

No dia 28/03 as ações foram levadas para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil.

As ações de educação e informação ambiental fazem parte do PBA - Plano Básico Ambiental do empreendimento, que é executado pelo DNIT, através da STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A.